domingo, 1 de agosto de 2010

DIA DO PADRE

Chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um 'pai'
O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico".


O sacerdote é de Deus
Sacerdócio não é caminho de poder nem prestígio social, recorda o Papa Bento XVI
É caminho de entrega à vontade de Deus com a Eucaristia e a oração
 
VATICANO, 20 Jun. 10 / 01:16 pm (ACI).- Ao presidir esta manhã a ordenação sacerdotal de 14 diáconos da diocese de Roma na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI ressaltou que "o sacerdócio, não pode jamais representar um modo para alcançar segurança na vida ou para conquistar uma posição social" e que este serviço, apoiado na íntima relação do presbítero com Deus através da oração e da Eucaristia, deve procurar sempre cumprir a vontade do Senhor
O Santo Padre disse logo que "o sacerdócio –recordemo-lo sempre– se funda sobre a coragem de dizer sim a outra vontade, com a consciência, que deve crescer cada dia, que propriamente conformando-se à vontade de Deus, 'imersos' nesta vontade, não só não será cancelada nossa originalidade, senão, ao contrário, entraremos sempre mais na verdade do nosso ser e do nosso ministério".
A Eucaristia

Bento XVI fez logo uma intensa reflexão sobre a relação entre o sacerdote e a Eucaristia: "a vocês lhes é confiado o sacrifício redentor de Cristo; a vocês lhes é confiado seu corpo entregue e seu sangue derramado. Certamente, Jesus oferece seu sacrifício, sua doação de amor humilde e totalmente à Igreja sua esposa, sobre a cruz", disse.

"Quando celebramos a Santa Missa temos em nossas mãos o pão do Céu, o pão de Deus, que é Cristo, grão partido para multiplicar-se e converter-se no verdadeiro alimento da vida do mundo. É algo que não pode deixar de encher-lhes o coração de íntimo estupor, de viva alegria e de imensa gratidão: o amor e o dom de Cristo crucificado passam através das mãos, a você, o coração de vocês. Eu tenho uma expressão sempre nova de estupor de ver que em minhas mãos, em minha voz o Senhor realiza este mistério de Sua presença".

O Papa alentou logo aos ordenandos a escutar a voz do apóstolo Paulo "é mais, nesta voz reconhecemos aquela potente do Espírito Santo: 'Quantos foram batizados em Cristo foram revestidos de Cristo', Já com o Batismo, e agora em virtude do Sacramento da ordem, vocês se revestem de Cristo. Junto ao cuidado pela celebração eucarística se acompanhe sempre o empenho por uma vida eucarística, vivida na obediência a uma única grande lei, aquela do amor que se doa totalmente e serve com humildade, uma vida que a graça do Espírito Santo faz sempre mais semelhante àquela de Cristo Jesus, Supremo e eterno Sacerdote, servo de Deus e dos homens".
"Maria, a serva do Senhor, que conformou sua vontade àquela de Deus, que gerou a Cristo doando-o ao mundo, que seguiu o Filho até os pés da cruz no supremo ato de amor, os acompanhe cada dia de suas vidas e de seu ministério. Graças ao afeto desta mãe terna e forte, poderão ser felizmente fiéis à ordem que como presbíteros hoje vem dada a vocês: aquela de conformar-se a Cristo Sacerdote, que soube obedecer à vontade do Pai e amar os homens até o extremo. Amém", concluiu.

Texto extraído do site www.acidigital.com


Um comentário:

  1. Parabens pela organizaçao e riqueza de detalhes do blog .THIAGO DE SAO RAFAEL RN

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Não esquece de seguir o Blog.

Leia Também :